top of page

Sucesso meteórico dos podcasts nas plataformas digitais: como explicar?

  • streamidiablog
  • 12 de mai. de 2022
  • 8 min de leitura

Atualizado: 15 de dez. de 2022


ree

Os podcasts mudaram a forma de consumo de áudio. Mas qual a relação desse mecanismo com o streaming?


Os podcasts tomaram conta dos aplicativos de streaming e significaram uma

continuação da cultura do rádio onde em sua grande maioria assuntos segmentados

eram abordados em alguns programas. Porém com a crescente evolução do

streaming essa modalidade de comunicação que abre a possibilidade de

diversidades de temas tornou-se uma cultura no cotidiano dos indivíduos ao redor do

mundo. Mais como explicar o sucesso do podcast? E quais seus segredos para

atrair tantos seguidores? Confira tudo isso e muito mais em nosso blog post.


Podcasting - Como tudo começou? Como já é sabido de todos a internet revolucionou completamente o mundo e o comportamento humano. Transformou muitas tecnologias, assim aconteceu com a fotografia e compartilhamento de imagens, com vídeo, TV, cinema, e tantas outras formas e possibilidades que se fosse listar esse post não seria suficiente para falar sobre as inúmeras mudanças oriundas da internet. Assim como ela transformou muita coisa, não foi diferente com a forma como se produz, compartilha e consome arquivos de áudio. O famoso podcast se popularizou e virou uma verdadeira tendência. Pode-se dizer que o seu surgimento é relativamente recente, mas diferente do que se parece, o podcast não nasceu ontem, ou um ou dois anos atrás apesar do seu boom atual. De acordo com alguns estudiosos a palavra podcast trata-se da junção das palavras broadcasting, que quer dizer radiodifusão, e da palavra Ipod, que é um aparelho um portátil que foi criado pela Apple e é usado para ouvir músicas em MP3 player, onde o Pod em podcast traduz-se com “Personal On Demand” ou pessoal sob demanda. Mas não é só isso, o conceito de podcast surgiu principalmente a partir de Adam Curry - ex VJ da MTV. Ele foi o principal responsável pela criação deste formato de transmissão de áudio pela internet. Foi ele quem criou o primeiro agregador de podcast utilizando a linguagem de computador que age sobre a interface do sistema operacional da Apple, a applescript, onde disponibilizou o código na internet com a intenção de que outros programadores o ajudassem. Posteriormente, Dave Winer, um programador e empresário estadunidense, incluiu o enclosure, que é um elemento na especificação RSS 2.0 que diferenciou o Podcast dos audioblogs, vlogs e blogs, permitindo que o conceito fosse utilizado. (Fonte:Cross Host, abril de 2022). Então o Podcast nasce em meados dos anos 2000. No Brasil, o primeiro podcast publicado foi o Digital Minds, de Danilo Medeiros, onde falava-se assuntos de tecnologia. Ele foi publicado em 21 de outubro de 2004, e por essa razão nesta data é celebrado o dia do Podcast.


ree

Ou seja, o conceito de podcast pode ser caracterizado como um conteúdo de áudio que pode ser escutado sob demanda, quando o usuário desejar. Percebem alguma semelhança com o conceito e distribuição de diversos conteúdos via streaming?

Rádio versus Podcast

Há quem diga que o podcast é a próxima evolução do rádio e o que rádio irá deixar de existir, O podcast é “o novo rádio”, será? O podcast é similar ao rádio, mas com algumas particularidades, como por exemplo o fato de o usuário estar no controle total do que quer ouvir, quando ouvir, e por qual dispositivo, ou seja, o ouvinte é o centro do processo todo no podcast.

Mas o que diferencia o rádio do podcast? Bom, além das possibilidades já faladas no parágrafo anterior, a principal diferença entre o podcast e o rádio está associada ao seu modelo de transmissão, uma vez que o rádio possui uma grade programação linear, com dias, horários e meses de cada programa a ser exibido, que em grande parte é ao vivo. Já o podcast é por demanda quando o usuário quer escutar. Além de poder ser ouvido em diferentes dispositivos. O Podcast também possui algumas especificidades quanto ao seu foco de produção, pois ele permite que o podcaster ou a pessoa criadora/dona do podcast, consiga abordar um assunto específico e segmentar uma audiência fiel, que lhe ouça de forma rotineira.

Já o rádio tem como foco a transmissão em massa de seus programas, para atingir o maior número de pessoas ao mesmo tempo. Outro ponto de diferenciação entre essas duas modalidades é que o podcast costuma ser maioritariamente gravados e editados antes de serem disponibilizados, já a transmissão dos programas de rádios possuem uma programação ao vivo.



ree


Mas o rádio morreu e o podcast é o novo rádio. Será mesmo?

Bom… Essa afirmação é bem comum, com certeza em algum momento você já deve ter escutado algo assim ou parecido entre uma discussão e outro sobre rádio e podcast ou Tv e streaming, fala-se muito isso não só sobre a relação entre rádio versus podcast, mas também sobre os meios de comunicação tradicionais em geral.

Como é o caso da televisão com o surgimento dos streaming, “a TV tradicional morreu”, mas pode-se observar que a TV como se conhece, tem se reinventado e adaptado de acordo com as novas possibilidades e formatos de consumo da atualidade, se mantendo viva coexistindo por aí mesmo todo o sucesso do streaming.

Será que no caso do rádio e podcast acontece a mesma coisa, ou o rádio está perdendo espaço para o podcast?

Bom, nos últimos meses houve de fato um aumento expressivo de produção de podcasts, o que gera ainda mais questionamentos sobre a substituição do rádio para as novas tecnologias sonoras, que está, sim, mais forte do que nunca.

Mas todo esse sucesso não significa que o rádio morreu, muito pelo contrário, em terra de podcast o rádio continua sendo um dos principais meios de comunicação mais utilizado no mundo. Não está obsoleto.

Uma pesquisa realizada pela Kantar IBOPE Media entre 2019 e 2021 revelou que o rádio cresceu 186%. No Brasil, por exemplo, A Pesquisa apontou que “46% dos brasileiros ouvem o meio via dial e 12% optam pela versão digital. Enquanto isso, 51% usam alguma, ou as duas modalidades.”

A pesquisa destacou também que o podcast atua como complemento nesse contexto, uma vez que para além do já conhecido podcast, inclui-se também o formato de rádio online.

Para além disso, o estudo revelou ainda que 86% da população brasileira é impactada pelo rádio, e pasmem! Acredite se quiser, mas o rádio se mostrou muito popular entre o público jovem com idade entre 20 a 34. Diante de um cenário de desconfiança e incerteza em torno dos diversos meios de comunicação, a rádio é considerada uma mídia confiável e de bastante credibilidade. Algum dúvida de que o rádio se mantém firme e forte coexistindo em paz com o podcast? Não, não é mesmo?

O sucesso estrondoso do Podcast

Que ele tem tomado a cena isso todo mundo sabe, mas como explicar tanto sucesso?

O queridinho do momento caiu no gosto do povo, é um fenômeno e agora está mais em alta do que nunca. Um dos fatores para tanto sucesso pode-se dizer que está relacionado à liberdade de escolha proporcionada pelo formato e o comportamento de consumo da geração atual, que conversa perfeitamente com o ritmo do jovem ouvinte de podcast.

Nos Estados Unidos estima-se que o mercado de podcast movimenta em torno de 200 milhões de dólares por ano.

Um relatório do Culture Next 2021 do Spotify mostrou que no ano de 2021 a audiência dos podcasts aumentou cerca de 78% entre os millenials e 103% entre a geração Z.

No país o podcast é um dos formatos de mídia mais consumidos no momento e segue em crescimento exponencial. No ranking mundial de crescimento de podcast o Brasil é o 5° país que mais produz podcast, isso foi o que revelou uma pesquisa realizada pelo Ibope em parceria com a Globo. Durante o período pandêmico o podcast cresceu muito,ganhou 7 milhões de ouvintes acima de 16 anos. (fonte:oliberal.com).

O isolamento social foi um dos fatores primordiais para o tamanho sucesso desse formato de consumo de áudio, cerca de 30 milhões de brasileiros consomem diversos conteúdos por podcasts e 6 a cada 10 ouvintes começaram a ouvir podcasts durante o isolamento social.

A pesquisa do Ibope em parceria com a Globo, revelou ainda que a maioria dos ouvintes ouvem podcasts enquanto executam as suas atividades de rotina, ou seja outro fator importante para tamanho sucesso do podcast está associado a sua mobilidade de consumo. Permitindo que o usuário consuma o conteúdo enquanto executa outras atividades sem grandes interferência em suas execuções do dia a dia.

Outro fator importante apontado pela pesquisa foi a oferta de conteúdo em vários formatos, como notícias, informação e entretenimento. Isso corrobora para a crescente expansão do podcast nos próximos anos.


ree

A relação do sucesso dos podcasts com o streaming

Além disso, essa mesma pesquisa realizada pelo Ibope, diz que a cada ano o consumo de áudio digital através das plataformas de streaming veio crescendo a antes mesmo da pandemia, onde essa aceitação já representa 58% da população brasileira.

Pode-se dizer que a relação do sucesso dos podcasts com o streaming está ligada ao hábito de consumo de música via as plataformas de streaming também.

“Em outubro de 2020, 88% da população online declarou ouvir música em algum dos formatos estudados, sendo o consumo através de aplicativos de música a maneira mais comum.Neste mesmo período, 26% da população online declarou assinar algum serviço de streaming de música e podcasts”

Fonte: Pesquisa Globo Podcast, out/2020.

Outro fator colaborador foi a segmentação mais direcionada produzida pelo podcast, os entrevistados afirmaram que passaram a consumir o formato também pela busca de conteúdos do seu interesse, mas um ponto importante para a iniciação do consumo forit algum tipo de indicação sejam elas através de pessoas que escutam, programas de Tv, algum anúncio na internet, indicação de algum influenciar ou plataforma entre outros, apontou a pesquisa.

Chegou de mansinho como quem não quer nada, e sem prometer muito te conquistou

Uma coisa é fato, o podcast vem crescendo e veio para ficar. Com inúmeras possibilidades para os apaixonados pelo formato, além de se enquadra plenamente na rotina corrida atual, o podcasts mostra-se perfeito para aqueles que não querem se prender a uma programação engessada de rádios.

Além de ser um formato acessível e permitir que o usuário direcione a sua atenção e consuma aquilo que de fato lhe interessa, proporcionando uma experiência mais personalizada proporcionando ao ouvinte a sensação de proximidade com conteúdo e com quem produz, gerando conexão.

O podcast é uma excelente forma de produção de conteúdo direcionada e segmentada, para muitos ele se tornou uma fonte de renda importante, criando oportunidades e transformando a realidade de pessoas comuns, além de fortalecer ainda mais o mercado publicitário através da produção de conteúdo e publicidade.


ree

ESTUDIO DE PODCAST

Vale ressaltar também os benefícios desse formato de conteúdo.

Os podcasts são de fácil acesso. Pode ser acessado de qualquer lugar, quando quiser, onde quiser; Você pode escutar online, pelo seu streaming favorito, pode fazer download. É possível ouvir de qualquer lugar e por meio de qualquer aparelho seja smartphone, computador, tablet, smart Tv e etc.

Você aprende enquanto se diverte. Os podcasts são dinâmicos, descontraídos e naturais, alguns a depender do assunto podem ser formais. Mas no geral em sua grande maioria é como se fosse um diálogo entre amigos, leve, descontraído e agradável. Além de aprender sobre algo novo você se diverte, é uma experiência prazerosa escutar um podcast, afinal de você ter liberdade de escolher é ser sobre assuntos do seu interesse. Você comanda todo o processo.


ree

Te ajuda a economizar tempo. O podcast é prático e dinâmico, e você pode ouvir enquanto vai vivendo o seu dia, sem pressa, sem agonia, e sem a sensação de que tá perdendo alguma coisa, ou vai dizer que por vezes não é frustrante quando você está ouvindo ou acompanhando um programa que você gosta, ou uma entrevista do seu interesse mas que não tem a possibilidade de acompanhar depois e que por alguma razão qualquer você precisa interromper esse momento e consome o conteúdo pela metade sem saber como finaliza ou que aconteceu depois? Isso não acontece com o podcast porque o conteúdo fica ali ao seu dispor e você pode pausar, voltar quantas vezes quiser, porque é você que decide o que consumir, como consumir, quando consumir.

Comments


© 2023 by On My Screen. Proudly created with Wix.com

bottom of page